Nós, cineclubes do Estado do Espírito Santo, reunidos durante o IV Encontro Estadual de Cineclubes, em Afonso Claúdio, evento que possibilitou o encontro de 17 cineclubes representando as diversas regiões do Estado, vimos a público nos manifestar quanto às propostas do Grupo de Trabalho do Audiovisual no Seminário Setorial de Elaboração do Plano Estadual de Cultura realizado no dia 25 de fevereiro de 2013, no auditório Carlos Manoel Vereza (UFES).
Repudiamos a redação final das proposta aprovadas no Grupo de Trabalho do Audiovisual, referente ao item, que dispõe sobre a implementação de pontos de exibição e difusão em todos os municípios do Estado, visto que a proposta do movimento cineclubista no GT, e que foi aprovada pelos membros presentes, foi alterada na sistematização, substituindo-se a palavra “cineclubes” por “espaços de exibição”.
O Movimento Cineclubista, sente-se ferido o princípio de sua proposta, e que, foi aprovada de forma democrática pelos participantes.
Reivindicamos ao Comitê de Elaboração do Plano Estadual, a Secretaria de Estado da Cultura e ao Conselho Estadual de Cultura que este manifesto assinado coletivo de cineclubes do Espírito Santo seja endossado aos Documentos do Plano Estadual de Cultura, e que a Comissão Sistematizadora das Propostas volte para o texto referente à proposta, a palavra “cineclube” e retire Pontos de Exibição.
A Moção de Repúdio e Reivindicação foi aprovada em Assembleia Geral do Encontro pelos Cineclubes presentes, e agora encaminhamos para as medidas cabíveis, assinada pela Entidade Representativa do Movimento Estadual de Cineclubes e pelos Cineclubes presentes. Segue em anexo as assinaturas.
10 de março de 2013
Afonso Claúdio, Estado do Espírito Santo.
Comments