Tudo começou com um grupo de jovens estudantes da escola Irmã Maria Horta e uma vontade desconcertante de tirar as coisas do lugar, pensar propostas diferentes e provocativas para transformar o ambiente escolar num espaço de constituição de subjetividades. Junto com professores que encorajaram a proposta, como Gessé Paixão, professor de filosofia da escola, surgiu o Nome Provisório: um coletivo de jovens provocativos e experimentais que, dentre suas diversas ações, tocam o Cineclube Nome Provisório.
Na última sexta feira, 20 de setembro, a OCCa teve a oportunidade de vivenciar uma rodada dupla com esse grupo tão bacana. Na parte da tarde, foi realizada uma reunião de alguns integrantes com a diretoria de comunicação da organização, no intuito de começar a desenvolver o Logotipo do grupo.
E emendando a programação, a noite a OCCa teve oportunidade de presenciar pela primeira vez uma sessão do Cineclube, com o belíssimo filme La Belle Verte, de Coline Serreau.
O ambiente já anunciava o que vinha por aí: Na entrada da sala, lá estavam os dizeres: “Nome Provisório”. Por todos os lados, diversas cadeiras customizadas, coloridas, cheias de dizeres e ilustrações feitas pelos estudantes em uma das ações do grupo. Ao final do filme, nos organizamos em uma roda e começamos a compartilhar as impressões enquanto parte do grupo já ia afinando o violão, tirando o trompete da bolsa e começando a batucada que rolaria ao longo da noite.
Entre batucadas, cantorias, lágrimas e gargalhadas, fechamos a noite com um divertidíssimo momento de catarse coletiva numa roda, todos gritando palavras que achavam que simbolizavam a mensagem do filme.
Primeiro de muitos encontros, já estamos marcando o próximo momento para continuar desenvolvendo a logo, que provavelmente vai rolar na cidade de Matilde, onde já se especula realizar uma sessão cineclubista na estação de trem abandonada.
Até lá!
Comments